Competência Leitora:
Formulação e Resolução de Problemas.
Ao ter como prioridade a construção do
conhecimento pelo fazer e pensar, o papel da formulação e resolução de
problemas é fundamental para auxiliar o aluno na apreensão dos significados.
Indicamos a seguir alguns procedimentos para
melhor atingir esse objetivo.
Objetivos:
A resolução de problemas deve ter por meta:
- fazer o aluno a pensar;
- desenvolver o raciocínio lógico do aluno;
- ensinar o aluno a enfrentar situações novas;
- evar o aluno a conhecer as primeiras aplicações da Matemática;
- tornar as aulas mais interessantes e motivadoras.
As fases da resolução de um problema
Cinco são as etapas que o aluno deve adotar na resolução de um
problemas:
- compreensão do problema;
- elaboração de um plano de solução;
- execução do plano;
- verificação ou retrospectiva;
- emissão da resposta;
Algumas sugestões
para sala de aula
- Comece trabalhando com problemas simples e, pouco a pouco, apresente problemas mais complexos. Isso fortalece a autoestima e autoconfiança.
- Valorize o processo, a maneira como o aluno resolveu o problema.
- Incentive o aluno a "pensar alto" ou contar como resolveu o problema.
- Estimule o aluno a fazer a verificação da solução.
- Deixe claro que é permitido errar. O erro deve ser encarado como ponto de apoio para uma ideia nova.
- Oriente, estimule, questione, procurando deixar o aluno descobrir por si.
- Proponha aos alunos que inventem seus próprios problemas.
- Não apresse o aluno durante a resolução de um problema; esta não é uma competição de velocidade.
- Proponha ao aluno que formule problemas a partir de uma resposta dada.
- Forme o seu "Banco de problemas" por ano, por ciclo, por assunto, ou por nível de dificuldade.
- Implante em sua classe e/ou em sua escola a seção " O problema da semana", que poderá figurar no mural da classe e/ou escola.
Observe um problema simples.
No primeiro dia de aula de Matemática, 30 alunos estavam presentes na sala. Para se conhecerem melhor, o professor sugeriu que cada aluno cumprimentasse o outro com um aperto de mão e uma breve apresentação. Qual foi o total de apertos de mão?
Observação: Podemos usar a resolução de problemas para tomar decisões em muitas situações do cotidiano.
Para esse assunto indicamos os livros:
- Didática da resolução de problemas de Matemática (Ática)
- A resolução de problemas na Matemática escolar (Atual)
- A arte de resolver problemas (Interciência)
Profª. Marilda C. Bollini