O blog Intermáticos é resultado da construção colaborativa de ideias entre um grupo de professores vinculados a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, visando atender a um dos desafios do Curso Melhor Gestão, Melhor Ensino - Formação de Professores de Matemática, oferecido por este órgão.
Acrescenta-se que este curso tem como um dos objetivos estimular a prática docente na articulação dos conteúdos das diferentes áreas e no aprimoramento das competências leitora e escritora dos alunos do Ensino Fundamental - Anos Finais.
Portanto, tendo como inspiração a brincadeira entre palavras e o grandioso mundo da escrita, surge os Intermáticos, que teve a nomenclatura originada na junção das palavras internet e matemáticos.
E assim será os Intermáticos...

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Competência Leitora: 
 Formulação e Resolução de Problemas.



            Ao ter como prioridade a construção do conhecimento pelo fazer e pensar, o papel da formulação e resolução de problemas é fundamental para auxiliar o aluno na apreensão dos significados.
             Indicamos a seguir alguns procedimentos para melhor atingir esse objetivo.

             Objetivos:

             A resolução de problemas deve ter por meta:
  • fazer o aluno a pensar;
  • desenvolver o raciocínio lógico do aluno;
  • ensinar o aluno a enfrentar situações novas;
  • evar o aluno a conhecer as primeiras aplicações da Matemática;
  • tornar as aulas mais interessantes e motivadoras.
            As fases da resolução de um problema

      Cinco são as etapas que o aluno deve adotar na resolução de um problemas:
  • compreensão do problema;
  • elaboração de um plano de solução;
  • execução do plano;
  • verificação ou retrospectiva;
  • emissão da resposta;

      Algumas sugestões para sala de aula

  • Comece trabalhando com problemas simples e, pouco a pouco, apresente problemas mais complexos. Isso fortalece a autoestima e autoconfiança.
  • Valorize o processo, a maneira como o aluno resolveu o problema.
  • Incentive o aluno a "pensar alto" ou contar como resolveu o problema.
  • Estimule o aluno a fazer a verificação da solução.
  • Deixe claro que é permitido errar. O erro deve ser encarado como ponto de apoio para uma ideia nova.
  • Oriente, estimule, questione, procurando deixar o aluno descobrir por si.
  • Proponha aos alunos que inventem seus próprios problemas.
  • Não apresse o aluno durante a resolução de um problema; esta não é uma competição de velocidade.
  • Proponha ao aluno que formule problemas a partir de uma resposta dada.
  • Forme o seu "Banco de problemas" por ano, por ciclo, por assunto, ou por nível de dificuldade.
  • Implante em sua classe e/ou em sua escola a seção " O problema da semana", que poderá figurar no mural da classe e/ou escola.

Observe um problema simples.

          No primeiro dia de aula de Matemática, 30 alunos estavam presentes na sala. Para se conhecerem melhor, o professor sugeriu que cada aluno cumprimentasse o outro com um aperto de mão e uma breve apresentação. Qual foi o total de apertos de mão?

Observação: Podemos usar a resolução de problemas para tomar decisões em muitas situações do cotidiano.


Para esse assunto indicamos os livros:
  • Didática da resolução de problemas de Matemática (Ática)
  • A resolução de problemas na Matemática escolar (Atual)
  • A arte de resolver problemas (Interciência) 

Profª. Marilda C. Bollini

MEUS   PRIMEIROS    PASSOS
NA   LEITURA   E   NA   ESCRITA

Minha família morava no sítio e não tinha o hábito da leitura, uma vez que o grau de formação era pouco. Fui alfabetizada aos 7 anos (1971), no primeiro ano, com a cartilha "Caminho Suave". Com o passar dos anos, li alguns livros solicitados pelos professores como Iracema, Meu Pé de Laranja Lima, O Guarani e ouros. Nunca fui muito leitora, mesmo assim participei de teatros e escrevi peças na escola, onde tive que pesquisar, resumir e reescrever textos. Depois, fiz curso técnico em Contabilidade, onde o curso era todo direcionado ao cálculo. Somente aos 27 anos, depois de muito trabalho, fui para universidade fazer Matemática (1990). A continuidade na universidade foi graças ao presidente Fernando Collor, devido ao controle de reajustes de preços nas mensalidades, concluí no final de 1993, onde comecei a lecionar Ciências por 4 anos e depois Matemática até hoje.
Penso que tudo começa por uma boa alfabetização, tornando a leitura menos cansativa e de fácil compreensão.  Sou da geração em que a única oportunidade de mudança era o estudo e éramos cobrados na escola, tínhamos que corresponder às expectativas dos professores, familiares e ainda vencer o fato de a escola ser seletiva. Na sociedade atual, as famílias estão com maior dificuldade de acompanhar seus filhos, tornando necessário uma maior participação da escola nesse processo de incentivo à leitura. Hoje, existem obras de todos os gêneros que podem agradar até o mais cético dos leitores. Um bom começo para despertar o interesse pode ser a contação de histórias, seguida de teatrinho, diálogo e outras técnicas de interação e incentivo à leitura desde pequenos. Através do teatro, é possível ampliar a visão do aluno, promovendo a interdisciplinaridade, aprimorando a sua leitura interpretação, estimulando a criatividade, enriquecendo  o imaginário e o mundo da criança; proporcionando momentos lúdicos e divertidos; diversificando metodologias de ensino/aprendizagem; favorecendo a interligação e conhecimento do meio. Na escola em que trabalho, essa atividade teatral era aplicada com o objetivo de desenvolver competência leitora e foram realizadas grandes peças teatrais, tanto que vários alunos fizeram curso de Artes Cênicas e hoje trabalham na parte cultural da cidade, desenvolvendo ótimos trabalhos. Devido a falta de estruturas e meios financeiros, esse trabalho foi interrompido. Como professora de Matemática, trabalho a competência leitora e escritora os alunos através da história da Matemática e a evolução da humanidade, atividades que envolvam tratamento da informação com diferentes formas de linguagens e aplicação de situações-problema, sempre contextualizando a aplicação de conceitos. É um trabalho difícil, uma vez que os alunos apresentam dificuldades de leitura, interpretação, aplicação de conceitos e uma certa resistência em mudar essa situação por dificuldades ou mesmo por comodismo.
Marilda Caporici Bollini - E. E. Profª. Maria Angélica Marcondes em Pirajuí - SP