Plano de Aula Coletivo
Devido à dificuldade de nossos alunos com a
leitura e a escrita procuramos sempre resgatar a história da matemática em
nossas atividades diárias para desafiá-los a aprender. Porém, na nossa
sequência, a proposta é a construção de diferentes significados para os números racionais
envolvendo suas propriedades (adição, subtração, multiplicação e divisão) e as
suas representações (fracionária, decimal e porcentagem), bem como apresentar
possibilidades de aprendizagem de acordo com situações-problemas próximas e
focadas na habilidade leitora e escritora.
Questão Inicial: A dona Laura é florista. Hoje têm na sua loja 270 rosas, 30% são brancas, 2/5 são vermelhas e as restantes amarelas. Quantas rosas amarelas têm dona Laura?
Questão Inicial: A dona Laura é florista. Hoje têm na sua loja 270 rosas, 30% são brancas, 2/5 são vermelhas e as restantes amarelas. Quantas rosas amarelas têm dona Laura?
Mapa de percurso
Sequência Didática
Tema: Números.
Habilidade: Resolver
problemas com números racionais e porcentagem, que envolvam as quatro
operações.
Tempo previsto: 4 aulas.
Recursos:
giz, lousa e lista de exercícios.
Etapa 1: Problematização/Contextualização.
Desafio!
O
9º. ano da escola E.E.”Antônio Sanches Lopes” possui 20 alunos. Irão fazer
provas de matemática de cores diferentes, 30% são brancas, 2/5 são vermelhas e
as restantes são amarelas. Quantos alunos receberão prova amarela?
Etapa 2: Levantamento de conhecimentos prévios
Esses levantamentos serão feitos através de questionamentos:
- O que você entendeu do problema?
- Como você resolveria esse problema?
- Quantos alunos têm na sala de aula?
- Qual a quantidade de alunos que
recebeu prova da cor: amarela; branca e vermelha?
-O que precisamos saber para resolver
o problema?
Etapa 3: Desenvolvimento metodológico.
1º
Montar uma tabela
Total de
alunos = 20. Todos os alunos do 9º ano 100%
BRANCA
|
VERMELHA
|
AMARELA
|
30%
|
2/5
|
?
|
100%
![]() |
2º
Com base nos dados, montamos a expressão para transformar a fração em
porcentagem.
- Provas vermelhas = 2/5 . 100% = 200/5 = 40%
Então temos: 30% de provas brancas.
40% de
provas vermelhas.
3º
Somamos os valores das provas brancas, vermelhas e amarelas e igualamos a 100%.
Assim achamos a porcentagem das provas amarelas.
B+V+A=100%
30% + 40% + A =100%
70% + A = 100%
A =100% - 70%
A = 30%
4º
Sabemos que o total de alunos é 20. Portanto devemos calcular a porcentagem de:
Branca
e Amarela = 30% de 20
Branca
e Amarela = 30/100.20 = 600/100 = 6 alunos.
Vermelha
= 40% de 20
Vermelha
= 40/100 . 20 = 800/100 = 8 alunos.
-
Então podemos concluir que 6 alunos fizeram a prova amarela.
5º
Lista de exercícios que contemplem a habilidade proposta.
Etapa 4. Avaliação
-
A avaliação ocorrerá em todas as etapas da sequência didática.
-
Listas de exercícios resolvidas pelos alunos com devolutiva.