O blog Intermáticos é resultado da construção colaborativa de ideias entre um grupo de professores vinculados a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, visando atender a um dos desafios do Curso Melhor Gestão, Melhor Ensino - Formação de Professores de Matemática, oferecido por este órgão.
Acrescenta-se que este curso tem como um dos objetivos estimular a prática docente na articulação dos conteúdos das diferentes áreas e no aprimoramento das competências leitora e escritora dos alunos do Ensino Fundamental - Anos Finais.
Portanto, tendo como inspiração a brincadeira entre palavras e o grandioso mundo da escrita, surge os Intermáticos, que teve a nomenclatura originada na junção das palavras internet e matemáticos.
E assim será os Intermáticos...

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Plano de Aula Coletivo
Devido à dificuldade de nossos alunos com a leitura e a escrita procuramos sempre resgatar a história da matemática em nossas atividades diárias para desafiá-los a aprender. Porém, na nossa sequência, a proposta é a construção de diferentes significados para os números racionais envolvendo suas propriedades (adição, subtração, multiplicação e divisão) e as suas representações (fracionária, decimal e porcentagem), bem como apresentar possibilidades de aprendizagem de acordo com situações-problemas próximas e focadas na habilidade leitora e escritora.

Questão Inicial: A dona Laura é florista. Hoje têm na sua loja 270 rosas, 30% são brancas, 2/5 são vermelhas e as restantes amarelas. Quantas rosas amarelas têm dona Laura?


Mapa de percurso

Sequência Didática
Tema: Números.
Habilidade: Resolver problemas com números racionais e porcentagem, que envolvam as quatro operações.
Tempo previsto: 4 aulas.
Recursos: giz, lousa e lista de exercícios.

Etapa 1: Problematização/Contextualização.
Desafio!
O 9º. ano da escola E.E.”Antônio Sanches Lopes” possui 20 alunos. Irão fazer provas de matemática de cores diferentes, 30% são brancas, 2/5 são vermelhas e as restantes são amarelas. Quantos alunos receberão prova amarela?

Etapa 2: Levantamento de conhecimentos prévios
Esses levantamentos serão  feitos através de questionamentos:
- O que você entendeu do problema?
- Como você resolveria esse problema?
- Quantos alunos têm na sala de aula?
- Qual a quantidade de alunos que recebeu prova da cor: amarela; branca e vermelha?
-O que precisamos saber para resolver o problema?

Etapa 3: Desenvolvimento metodológico.
Montar uma tabela
Total de alunos = 20. Todos os alunos do 9º ano 100%
BRANCA
VERMELHA
AMARELA
30%
2/5
?
  100%

Com base nos dados, montamos a expressão para transformar a fração em porcentagem.
- Provas vermelhas = 2/5 . 100% = 200/5 = 40%
Então temos: 30% de provas brancas.
 40% de provas vermelhas.
Somamos os valores das provas brancas, vermelhas e amarelas e igualamos a 100%. Assim achamos a porcentagem das provas amarelas.
B+V+A=100%
30% + 40% + A =100%
70% + A = 100%
A =100% - 70%
A = 30%
Sabemos que o total de alunos é 20. Portanto devemos calcular a porcentagem de:
Branca e Amarela = 30% de 20
Branca e Amarela = 30/100.20 = 600/100 = 6 alunos.
Vermelha = 40% de 20
Vermelha = 40/100 . 20 = 800/100 = 8 alunos.
- Então podemos concluir que 6 alunos fizeram a prova amarela.
Lista de exercícios que contemplem a habilidade proposta.

Etapa 4. Avaliação
- A avaliação ocorrerá em todas as etapas da sequência didática.
- Listas de exercícios resolvidas pelos alunos com devolutiva.

Um comentário:

  1. Olá pessoal do grupo 5 gostei muito do blog de vocês e do plano de aula>
    Parabéns!!!!

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