JOGOS
Jogo é uma proposta que permite aos alunos um aprofundamento na compreensão de um conceito, na contextualização de resolução de problemas, em sua estruturação, na observação e construção de regras, na organização de um trabalho em grupo, no planejamento, execução e avaliação das ações. É fundamental que o jogo faça parte da cultura escolar.
JOGO DO PERDE E GANHA
Objetivo: Perceber os sinais de + (positivo) e - ( negativo) como operadores e como indicadores e situações opostas.
Conteúdo: Números positivos e negativos.
Participantes: 02 (dois)
Material: Caixinha de sorteio e grãos de feijão ou outro objeto para utilizá-lo como peão.
Regras:
1ª: Cada aluno, na sua vez joga, seis feijões dentro da caixa de sorteio. Os feijões que caírem nas casinhas vermelhas (-), são pontos perdidos e nas casinhas verdes (+), pontos ganhos.
2ª: Registre os pontos que você conseguiu em cada rodada, informando se são pontos ganhos ou perdidos, e o resultado da rodada.
3ª: Ao final de cinco rodadas, ganha quem tiver mais pontos ganhos.
202
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123
-
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91
+
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306
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102
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7
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68
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95
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125
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213
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150
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10
+
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47
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112
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42
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39
+
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37
+
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123
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157
+
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260
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80
+
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77
-
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95
+
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39
-
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131
-
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303
+
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315
-
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100
+
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7
-
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125
+
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202
-
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195
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472
+
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306
-
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150
+
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79
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222
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62
-
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373
+
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49
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2
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15
+
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45
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251
+
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139
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17
+
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58
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9
+
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195
+
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62
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135
+
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79
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166
+
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179
-
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268
+
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119
-
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150
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472
+
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157
-
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93
+
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1
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77
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278
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200
+
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Marilda Caporici Bollini - professora da escola Maria Angélica Marcondes de Pirajuí - SP