MEUS PRIMEIROS PASSOS
NA LEITURA E NA ESCRITA
NA LEITURA E NA ESCRITA
Minha família morava no sítio e não tinha o hábito da leitura, uma vez
que o grau de formação era pouco. Fui alfabetizada aos 7 anos (1971), no
primeiro ano, com a cartilha "Caminho Suave". Com o passar dos anos,
li alguns livros solicitados pelos professores como Iracema, Meu Pé de Laranja
Lima, O Guarani e ouros. Nunca fui muito leitora, mesmo assim participei de
teatros e escrevi peças na escola, onde tive que pesquisar, resumir e
reescrever textos. Depois, fiz curso técnico em Contabilidade, onde o curso era
todo direcionado ao cálculo. Somente aos 27 anos, depois de muito trabalho, fui
para universidade fazer Matemática (1990). A continuidade na universidade foi
graças ao presidente Fernando Collor, devido ao controle de reajustes de preços
nas mensalidades, concluí no final de 1993, onde comecei a lecionar Ciências
por 4 anos e depois Matemática até hoje.
Penso que tudo começa por uma boa alfabetização, tornando a leitura
menos cansativa e de fácil compreensão. Sou da geração em que a única
oportunidade de mudança era o estudo e éramos cobrados na escola,
tínhamos que corresponder às expectativas dos professores, familiares e
ainda vencer o fato de a escola ser seletiva. Na sociedade atual, as
famílias estão com maior dificuldade de acompanhar seus filhos, tornando
necessário uma maior participação da escola nesse processo de incentivo à
leitura. Hoje, existem obras de todos os gêneros que podem agradar até o mais
cético dos leitores. Um bom começo para despertar o interesse pode ser a
contação de histórias, seguida de teatrinho, diálogo e outras técnicas de
interação e incentivo à leitura desde pequenos. Através do teatro, é possível
ampliar a visão do aluno, promovendo a interdisciplinaridade, aprimorando a sua
leitura interpretação, estimulando a criatividade, enriquecendo o
imaginário e o mundo da criança; proporcionando momentos lúdicos e divertidos;
diversificando metodologias de ensino/aprendizagem; favorecendo a interligação
e conhecimento do meio. Na escola em que trabalho, essa atividade teatral era
aplicada com o objetivo de desenvolver competência leitora e foram realizadas
grandes peças teatrais, tanto que vários alunos fizeram curso de Artes Cênicas
e hoje trabalham na parte cultural da cidade, desenvolvendo ótimos trabalhos.
Devido a falta de estruturas e meios financeiros, esse trabalho foi
interrompido. Como professora de Matemática, trabalho a competência leitora e
escritora os alunos através da história da Matemática e a evolução da
humanidade, atividades que envolvam tratamento da informação com diferentes
formas de linguagens e aplicação de situações-problema, sempre contextualizando
a aplicação de conceitos. É um trabalho difícil, uma vez que os alunos
apresentam dificuldades de leitura, interpretação, aplicação de conceitos e uma
certa resistência em mudar essa situação por dificuldades ou mesmo por
comodismo.
Marilda Caporici Bollini - E. E. Profª. Maria Angélica Marcondes em
Pirajuí - SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário