O blog Intermáticos é resultado da construção colaborativa de ideias entre um grupo de professores vinculados a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, visando atender a um dos desafios do Curso Melhor Gestão, Melhor Ensino - Formação de Professores de Matemática, oferecido por este órgão.
Acrescenta-se que este curso tem como um dos objetivos estimular a prática docente na articulação dos conteúdos das diferentes áreas e no aprimoramento das competências leitora e escritora dos alunos do Ensino Fundamental - Anos Finais.
Portanto, tendo como inspiração a brincadeira entre palavras e o grandioso mundo da escrita, surge os Intermáticos, que teve a nomenclatura originada na junção das palavras internet e matemáticos.
E assim será os Intermáticos...

segunda-feira, 3 de junho de 2013


MEUS   PRIMEIROS    PASSOS
NA   LEITURA   E   NA   ESCRITA

Minha família morava no sítio e não tinha o hábito da leitura, uma vez que o grau de formação era pouco. Fui alfabetizada aos 7 anos (1971), no primeiro ano, com a cartilha "Caminho Suave". Com o passar dos anos, li alguns livros solicitados pelos professores como Iracema, Meu Pé de Laranja Lima, O Guarani e ouros. Nunca fui muito leitora, mesmo assim participei de teatros e escrevi peças na escola, onde tive que pesquisar, resumir e reescrever textos. Depois, fiz curso técnico em Contabilidade, onde o curso era todo direcionado ao cálculo. Somente aos 27 anos, depois de muito trabalho, fui para universidade fazer Matemática (1990). A continuidade na universidade foi graças ao presidente Fernando Collor, devido ao controle de reajustes de preços nas mensalidades, concluí no final de 1993, onde comecei a lecionar Ciências por 4 anos e depois Matemática até hoje.
Penso que tudo começa por uma boa alfabetização, tornando a leitura menos cansativa e de fácil compreensão.  Sou da geração em que a única oportunidade de mudança era o estudo e éramos cobrados na escola, tínhamos que corresponder às expectativas dos professores, familiares e ainda vencer o fato de a escola ser seletiva. Na sociedade atual, as famílias estão com maior dificuldade de acompanhar seus filhos, tornando necessário uma maior participação da escola nesse processo de incentivo à leitura. Hoje, existem obras de todos os gêneros que podem agradar até o mais cético dos leitores. Um bom começo para despertar o interesse pode ser a contação de histórias, seguida de teatrinho, diálogo e outras técnicas de interação e incentivo à leitura desde pequenos. Através do teatro, é possível ampliar a visão do aluno, promovendo a interdisciplinaridade, aprimorando a sua leitura interpretação, estimulando a criatividade, enriquecendo  o imaginário e o mundo da criança; proporcionando momentos lúdicos e divertidos; diversificando metodologias de ensino/aprendizagem; favorecendo a interligação e conhecimento do meio. Na escola em que trabalho, essa atividade teatral era aplicada com o objetivo de desenvolver competência leitora e foram realizadas grandes peças teatrais, tanto que vários alunos fizeram curso de Artes Cênicas e hoje trabalham na parte cultural da cidade, desenvolvendo ótimos trabalhos. Devido a falta de estruturas e meios financeiros, esse trabalho foi interrompido. Como professora de Matemática, trabalho a competência leitora e escritora os alunos através da história da Matemática e a evolução da humanidade, atividades que envolvam tratamento da informação com diferentes formas de linguagens e aplicação de situações-problema, sempre contextualizando a aplicação de conceitos. É um trabalho difícil, uma vez que os alunos apresentam dificuldades de leitura, interpretação, aplicação de conceitos e uma certa resistência em mudar essa situação por dificuldades ou mesmo por comodismo.
Marilda Caporici Bollini - E. E. Profª. Maria Angélica Marcondes em Pirajuí - SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário