O blog Intermáticos é resultado da construção colaborativa de ideias entre um grupo de professores vinculados a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, visando atender a um dos desafios do Curso Melhor Gestão, Melhor Ensino - Formação de Professores de Matemática, oferecido por este órgão.
Acrescenta-se que este curso tem como um dos objetivos estimular a prática docente na articulação dos conteúdos das diferentes áreas e no aprimoramento das competências leitora e escritora dos alunos do Ensino Fundamental - Anos Finais.
Portanto, tendo como inspiração a brincadeira entre palavras e o grandioso mundo da escrita, surge os Intermáticos, que teve a nomenclatura originada na junção das palavras internet e matemáticos.
E assim será os Intermáticos...

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Competência Leitora: 
 Formulação e Resolução de Problemas.



            Ao ter como prioridade a construção do conhecimento pelo fazer e pensar, o papel da formulação e resolução de problemas é fundamental para auxiliar o aluno na apreensão dos significados.
             Indicamos a seguir alguns procedimentos para melhor atingir esse objetivo.

             Objetivos:

             A resolução de problemas deve ter por meta:
  • fazer o aluno a pensar;
  • desenvolver o raciocínio lógico do aluno;
  • ensinar o aluno a enfrentar situações novas;
  • evar o aluno a conhecer as primeiras aplicações da Matemática;
  • tornar as aulas mais interessantes e motivadoras.
            As fases da resolução de um problema

      Cinco são as etapas que o aluno deve adotar na resolução de um problemas:
  • compreensão do problema;
  • elaboração de um plano de solução;
  • execução do plano;
  • verificação ou retrospectiva;
  • emissão da resposta;

      Algumas sugestões para sala de aula

  • Comece trabalhando com problemas simples e, pouco a pouco, apresente problemas mais complexos. Isso fortalece a autoestima e autoconfiança.
  • Valorize o processo, a maneira como o aluno resolveu o problema.
  • Incentive o aluno a "pensar alto" ou contar como resolveu o problema.
  • Estimule o aluno a fazer a verificação da solução.
  • Deixe claro que é permitido errar. O erro deve ser encarado como ponto de apoio para uma ideia nova.
  • Oriente, estimule, questione, procurando deixar o aluno descobrir por si.
  • Proponha aos alunos que inventem seus próprios problemas.
  • Não apresse o aluno durante a resolução de um problema; esta não é uma competição de velocidade.
  • Proponha ao aluno que formule problemas a partir de uma resposta dada.
  • Forme o seu "Banco de problemas" por ano, por ciclo, por assunto, ou por nível de dificuldade.
  • Implante em sua classe e/ou em sua escola a seção " O problema da semana", que poderá figurar no mural da classe e/ou escola.

Observe um problema simples.

          No primeiro dia de aula de Matemática, 30 alunos estavam presentes na sala. Para se conhecerem melhor, o professor sugeriu que cada aluno cumprimentasse o outro com um aperto de mão e uma breve apresentação. Qual foi o total de apertos de mão?

Observação: Podemos usar a resolução de problemas para tomar decisões em muitas situações do cotidiano.


Para esse assunto indicamos os livros:
  • Didática da resolução de problemas de Matemática (Ática)
  • A resolução de problemas na Matemática escolar (Atual)
  • A arte de resolver problemas (Interciência) 

Profª. Marilda C. Bollini

Nenhum comentário:

Postar um comentário